Sul

Pode-se dizer que depois do Nordeste a região Sul do país é uma das mais atraentes para os turistas. Com estações climáticas bem definidas o sul atrai turistas das mais diversas partes do país que buscam paisagens parecidas com as do continente europeu em pleno Brasil. Diferente do Nordeste, onde é verão o ano todo, no Sul do país o inverno é a grande atração e a época de alta temporada para o turismo,mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, nas cidades serranas como Gramado.

Gramado - Serra Gaúcha - RS

Gramado – Serra Gaúcha – RS

Além do estado do Rio Grande do Sul com sua charmosa Serra Gaúcha, o sul possui outra grande atração: a bela e Santa Catarina e suas maravilhosas praias. O estado catarinense possui algumas das praias mais lindas do Brasil, onde a natureza é preservada. Mas não é somente os estados do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina, que atraem os visitantes para esta região. O estado do Paraná que completa os estados que formam a região sul, também possui motivos para ser visitado e o destaque fica para a bela capital, Curitiba.

Portanto, no verão as praias de Santa Catarina e no frio a Serra Gaúcha são os principais atrativos da Região Sul.

Rio Grande do Sul – a maioria das cidades do Rio Grande do Sul foram colonizadas por alemães e italianos. Esta característica fez do estado um lugar com fortes influências europeias.  Além da colonização, presente na culinária e nos costumes, as belas paisagens da Serra gaúcha formam as principais atrações desta região. O principal pólo turístico é a cidade de Gramado, localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias. No inverno, Gramado recebe milhares de turistas que procuram o frio e todos os privilégios que isto tem com o chocolate, sopas, cafés coloniais e outras delícias culinárias da região. Aliás, outra atração turísticagaúcha é a culinária com destaque para a arroz carreteiro e o tradicional churrasco.

Churrasco Gaúcho

Churrasco Gaúcho

Santa Catarina – o litoral catarinense é maravilhoso e vale a pena conhecer cada cantinho desta parte da região sul. Desde a capital, Florianópolis, conhecida também como a ilha da magia, até as praias próximas da ilha, como Ingleses, Canavieiras até as situadas mais em cima como Bombinhas e a badalada Camboriú. Todas as praias de Santa Catarina são excelentes dicas para se passar uma temporada no verão. Além das praias, a bela Santa Catarina, possui algumas cidades onde se vê o turismo histórico-cultural também com a presença da colonização italiana e alemã.

Festa tradicional alemã em Blumenau

Festa tradicional alemã em Blumenau

Paraná – A capital do Paraná, Curitiba, é a grande atração turística do estado e dentre os pontos turísticos mais conhecidos estão a Praça Tiradentes, considerada o marco zero da cidade e endereço da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz; a famosa Rua das Flores, que é a principal rua da cidade e foi o primeiro calçadão do país no ano de 1972 e ainda a Rua 24 Horas parada obrigatória para quem visita Curitiba. Esta rua nunca fecha e conta com diversas opções de gastronomia, lazer e compras.

Rua 24h de Curitiba

Rua 24h de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *