Norte

O Norte do Brasil é uma das regiões mais preservada do país e privilegiada por sediar a grande e bela Floresta Amazônica. Formada por sete estados: Acre (Rio Branco), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Pará (Belém), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas), a Região Norte possui uma população estimada em 15.865.678 de acordo com o Censo do IBGE de 2010. Devido a Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical úmida do mundo e a que apresenta a maior biodiversidade, o turismo da região Norte é voltado principalmente ao ecoturismo.

Ecoturismo no Norte do Brasil

Ecoturismo no Norte do Brasil

A rica fauna, a bela flora, as exuberantes cachoeiras e rios como o Amazonas, rio Negro e o Solimões, fazem do Norte um destino ideal e o sonhos dos praticantes de esportes radicais e quem aprecia o ecoturismo.Mas não é somente vocação ao turismo ecológico que atrai turistas de várias partes do planeta à Região Norte. Alguns estados sediam importantes festas culturais e tradicionais pontos turísticos. É o caso da capital de Belém com o Mercado Ver-o-Peso e o Teatro da Paz e ainda a capital amazonense, Manaus, onde fica o famoso Teatro Amazonas. Tantas belezas naturais e históricas que contam parte da história do país vale a pena conhecer e saber um pouco mais. Confira um pouquinho mais sobre cada estado da região Norte e o que ver em cada um.Amazonas – além de ser o maior estado do Brasil, o Amazonas é também o maior do Norte. Com cerca de 1,5 milhão de km quadrados, o estado é um dos mais belos do país e sedia a beleza da Floresta Amazônica. Além do contato com a natureza e a prática de várias atividades voltadas ao ecoturismo, a Floresta Amazônica reserva aos turistas a possibilidade do convívio comtribos indígenas primitivas.
Da região Norte é o ponto mais visitado e motivos não faltam: além da prática do turismo ecológico na Floresta Amazônica, o Amazonas oferece aos visitantes importantes festas folclóricas como o Festival Folclórico de Parintins, conhecido pela tradicional rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Ainda no estado do Amazonas, a capital Manaus é outro ponto de destaque turístico da região por abrigar o belo e histórico Teatro Amazonas, erguido no ano de 1896 na época do ciclo da borracha. O teatro é o principal patrimônio cultural arquitetônico do estado e é palco de grandes eventos de toda Região Norte.
Amazônia

Amazônia

No estado do Pará está uma das sete maravilhas do Brasil, o Mercado de Belém conhecido também como Ver o Peso. Ambientado ás margens da baía de Guajará, o Mercado concentra diversas barracas a céu aberto com uma rica e variada venda de produtos típicos. Dentre os produtos estão ervas medicinais, frutas, doces, temperos e artesanato. Também no estado do Pará, o turismo religioso se destaca com a realização da festa religiosa do Cirio de Nazaré, promovida também na capital Belém.
Mercado do Belém - Pará

Mercado do Belém – Pará

Em Rondônia, a estrada de ferro chamada Madeira-Mamoré, localizada entre Porto Velho e Guajará-Mirim é a atração do estado, além do museu da mesma estrada.
Madeira-Mamoré em Porto Velho - RO

Madeira-Mamoré em Porto Velho – RO

6 respostas para Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *